1 Logística Tecnólogos: Vale

Vale


A Vale é uma empresa brasileira privada de capital aberto e uma das maiores mineradoras do mundo.




 



                                                                       


Criada em 1942, no governo Getúlio Vargas, com a compra da empresa canadense INCO, mineradora torna-se a segunda maior do mundo
a Vale é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro, e ações negociadas na

Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA)
Bolsa de Valores de Paris (L15) (NYSE Euronext (L16)) 
Bolsa de Valores de Madrid (L17) (LATIBEX (L18))
Bolsa de Valores de Hong Kong (L19) (R4) (HKEx (L20) (R5)) [4] (HKEx)
Bolsa de Valores de Nova York (NYSE)
Integrando o Dow Jones Sector Titans Composite Index.[5].

 
A Vale tornou-se, hoje, a maior empresa de mineração diversificada das Américas e a segunda maior do mundo.



                                                         imagem=riosvivos.org.br 
                                      imagem=http://exame.abril.com.br


                                     imagem=http://exame.abril.com.br

É a maior produtora de minério de ferro do mundo e a segunda maior de níquel. A Vale destaca-se ainda na produção de manganês, cobre, carvão, cobalto, pelotas, ferroligas e alguns fertilizantes, como os fosfatados (TSP e DCP) e nitrogenados (ureia e amônia).

O Conselho de Administração da Vale é controlado pela Valepar S.A,[6] que detém 53,3% do capital votante da Vale (33,6% do capital total). Por sua vez a constituição acionária da Valepar é a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 49% das ações, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15%, BNDESpar com 9,5%, Elétron (Opportunity) com 0,03%. Se considerarmos as ações da Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, de gestão compartilhada, (cuja diretoria é subordinada ao Conselho Diretor da Previ, composto por três representantes indicados pelo Banco do Brasil e por três representantes eleitos por voto direto pelos participantes do plano - funcionários da ativa do Banco - e assistidos - funcionários aposentados e pensionistas) [7][8] e do BNDES como de alguma influência do governo federal, este influencia, por posse ou indicação, cerca de 41% do capital votante (incluindo participações externas à Valepar). Se incluirmos a participação do Bradesco e dos investidores brasileiros, 65% do capital votapossui.

Mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e 9 terminais portuários próprios da empresa se encontram no país.




Opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes . É a maior empresa no mercado de minério de ferro e pelotas (posição que atingiu em 1974 e ainda mantém) e a segunda maior produtora integrada de manganês e ferroligas, além de operar serviços de logística, atividade em que é a maior do Brasil.

No Brasil, os minérios são explorados por quatro sistemas totalmente integrados, que são compostos por mina, ferrovia, usina de pelotização e terminal marítimo (Sistemas Norte, Sul e Sudeste).

Em 24 de outubro de 2006 a Vale anunciou a incorporação da canadense Inco, a maior mineradora de níquel do mundo, que foi efetivada no decorrer de 2007. Após essa incorporação, o novo conglomerado empresarial CVRD Inco - que mudou de nome em novembro de 2007 - tornou-se a 31ª maior empresa do mundo, atingindo um valor de mercado de R$ 298 bilhões, à frente da IBM. Em 2008 seu valor de mercado foi estimado em 196 bilhões de dólares pela consultoria Economática, perdendo no Brasil apenas para a Petrobras (287 bilhões) e se tornando a 12ª maior empresa do mundo.

extração de cobre da Serra do Sossego Para,

no município de Canaã dos Carajás Para, um empreendimento da Companhia Vale do Rio Doce – através de sua subsidiária, a MSS: Mineração Serra do Sossego –, que vai produzir 400 toneladas diárias de cobre concentrado, a partir de 2004. Na fase de implantação, o Projeto Sossego vai gerar aproximadamente três mil empregos diretos e indiretos e, quando entrar em operação, oferecerá em torno de 667 empregos diretos e 1.500 indiretos, movimentando a economia de toda a região em torno a cidade.



Vista do Complexo de Brucutu, em Minas Gerais,

                                                               

com a maior usina de minério de ferro do mundo.É considerada a segunda maior mina do país, com reservas estimadas em mais de 650 milhões de toneladas. A VALE S.A desenvolveu a extração em Brucutu ao aplicar US$ 1,1 bilhão, gerando cerca de 8.500 empregos.
Anteriormente, a partir da época da Segunda Guerra Mundial, a Vale extraiu hematita – com teor de 67% de ferro -, minério que escasseou depois dos anos 1970. Então, a Vale partiu para a exploração dos itabiritos friáveis (que se fragmentam com facilidade), cujo teor de ferro fica entre 45% e 50% antes de serem tratados para alcançar teor de 65%.



fonte=http://www.pstu.org.br/http://www.vivercidades.org.br/
http://www.minasdehistoria.blog.br/2008/03/novo-boom-da-exploracao-de-ferro-em-minas-gerais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário