1 Logística Tecnólogos: A função do tecnólogo na gestão de transportes

terça-feira, 3 de abril de 2012

A função do tecnólogo na gestão de transportes









Em algumas empresas o transporte é a operação essencial da logística. Podemos dizer que o transporte é responsável pelo sucesso de uma empresa ou o fator que gera o fracasso das operações logísticas, pois liga diretamente o produto desde sua fonte até seu destino final. Imagine uma situação em que a matéria-prima não é entregue no prazo gerando atrasos no processamento do produto e por fim descumprindo contratos de entrega para os clientes. Por isso é essencial o planejamento da movimentação de materiais.

É preciso levar em conta ainda que a escolha do modal de transporte adequado e bem planejado barateia os custos da produção tornando o produto mais competitivo onde se possibilita atingir mercados mais distantes encorajando a concorrência direta e disponibilizando ao mercado bens normalmente inacessíveis.

Um exemplo são os produtos de entressafra, onde carregamentos de outras localidades suprem as necessidades locais e tendem a estabilizar os preços.

A função do tecnólogo nesta área é gerenciar as operações de transportes de uma forma em que o meio usado vá e volte carregado agregando valor para viabilizar uma operação logística. O tecnólogo define rotas, estudos de impacto e viabilidade econômica em transportes a fim de melhorar a segurança e o desempenho econômico das empresas.















Sirley Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário