1 Logística Tecnólogos: Entrevista

domingo, 27 de maio de 2012

Entrevista

O Blog entrevistou Angelo Marcelo Martins, motorista de caminhão, que executa as rotas Sul / Centro-Oeste. Ela conta quais os problemas com estas rotas, como a operadora logística trabalha neste percurso, os perigos que o motorista enfrenta nas estradas como a precariedade das rodovias entre outros.
Blog: Quais são as rotas de operação traçadas pela empresa para que o custo seja favorável e o prazo de entrega seja cumprido?

Angelo: As rotas que opero são as rotas sul/centro-oeste. A operadora logística em que trabalho me dá liberdade para traçar meu itinerário desde que eu consiga honrar os prazos com o cliente, já se transporto cargas de alto custo a rota é traçado pelo próprio cliente de embarque.

Blog: Quais são os problemas que o motorista enfrenta nesta rota?

Angelo: Os maiores problemas que encontro nesta rota são algumas estradas precárias, pagamento de propina da polícia rodoviária, as leis municipais vigentes que limitam horários de tráfego, congestionamentos que refletem em outros acessos atrasando o percurso e implicando no prazo de entrega.

Blog: Quais as providências que a empresa adota para melhorar as condições de trabalho nessas operações?

Angelo: Para amenizar esses problemas a empresa procura a melhor rota que facilite o trabalho do motorista. Infelizmente não se tem muito o que fazer com relação às estradas, e os prazos de entrega já contam o tempo necessário para garantir o acesso às cidades com leis de limitação de horário de tráfego. Para garantir o comprometimento com os clientes e melhores condições de trabalho do motorista, trabalhamos com veículos novos.

Blog: Qual o sistema de segurança que a empresa utiliza para garantir a integridade do motorista e da carga?

Angelo:  Para a segurança da carga e para nossa segurança, usamos um sistema de segurança via satélite o autotrack que rastreia o caminhão e possui bloqueio de portas e do baú.

Blog: A empresa trabalha com entrega porta a porta (door to door) e como funciona este modal de serviço?

Angelo: Nossa empresa trabalha com entrega porta-a-porta, desde o cliente até o destino do cliente. Na maioria dos casos entregamos a mercadoria em nosso centro de distribuição e lá a mercadoria é redespachada para os clientes em destinos diferentes, a carga é descarregada, e distribuída em caminhões menores, todos da própria transportadora. 

Blog: Dentro do seu ponto de vista, qual são os atuais problemas da logística no pais? 

Angelo: Os maiores problemas logísticos do ponto de vista da entrega são a demora de carregamento e descarregamento por conta da burocracia do cliente, frete desvalorizado, a falta de mão-de-obra, as limitações legais de cada município.

Blog: Dentro da atual empresa que você trabalha qual o real valor da logística ?

Angelo: Acredito que Planejamento, redução de custos e satisfação do cliente em primeiro lugar são os maiores valores da logística para a empresa.


Entrevista concedida ao blog em 20 de maio de 2012.

2 comentários: