1 Logística Tecnólogos: Transporte de produtos químicos

domingo, 27 de maio de 2012

Transporte de produtos químicos


Transporte de produtos quimicos. 

    Quando falamos em distribuição, normalmente pensamos no roteamento dos veículos usando as ruas disponíveis. Imagine por exemplo a distribuição do jornal todo dia cedo, por todas as bancas de jornal e padarias do seu bairro. Mas quando o assunto são produtos perigosos, como inflamáveis ou tóxicos, estes não podem utilizar qualquer caminho. Isto deve-se aos riscos sociais e ambientais que estes transportes possuem. Uma das soluções mais adotadas pelos reguladores (governo) é impedir que os transportadores utilizem algumas ruas/estradas da rede. Esta preocupação com a segurança da população e do meio-ambiente é justificável: o transporte de produtos perigosos está crescendo no mesmo ritmo do desenvolvimento da sociedade. Durante a década de 90, nos Estados Unidos, houve mais de 300 milhões de transportes de produtos perigosos, que totalizaram mais de 3,2 bilhões de toneladas. Como esperado, a maioria destes produtos chega ao seu destino em segurança. De acordo com o U.S. Department of Transportation, em 1999 ocorreram aproximadamente 15.000 incidentes envolvendo transporte de produtos perigosos naquele país, e apenas 429 foram classificados como incidentes graves, que resultaram em 13 mortes e 198 feridos.
  No entanto, a regulamentação é rígida devido aos riscos potenciais envolvidos. Transportes de combustíveis, petróleo, cloro, materiais radioativos, etc. podem causar danos graves a populações inteiras.
    Uma das formas mais utilizadas de regulamentação é a interdição no uso de algumas vias para o transporte destes materiais. Estas vias incluem áreas densamente povoadas, interior de centros urbanos, vias próximas a nascentes de rios, etc. Outras alternativas existem, e algumas são usadas em conjunto com o fechamento das vias. Elas incluem treinamento especial do motorista, restrição do número de horas de trabalho, especificações do contâiner e exigência de seguros, dentre outros.



Escrito Por : Leandro Callegari Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário